sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Princípio da Inércia (1ª Lei de Newton)

Princípio da Inércia (1ª Lei de Newton)

Se a resultande das forças que atuam em um corpo for nula (FR=0), um corpo em repouso permanecera em repouso, e um corpo em movimento continuara em movimento retilineo uniforme.



Aplicações:


> Durante a freada de um carro, nosso corpo tende a ir para frente, por isso se nós não estivermos com o cinto de segurança, algo trágico poderá acontecer, por isso foi inventado o air bag.


> Durante a colisão o caminhão sofre uma desaceleração, provocada pela força trocada com o outro veículo. A barra metálica que não está suficientemente presa ao caminhão, por inércia, continua em movimento.


>
Na animação a baixo, a tendência natural da moeda em repouso é continuar em repouso, a não ser que uma força não nula atue sobre ela. O mesmo acontece quando o mágico tira a toalha de uma mesa puxando-a rapidamente, de modo que os objetos que estavam sobre a toalha permaneçam em seus lugares sobre a mesa.











No primeiro giff temos uma amostra de que quando o corpo esta em repouso ele tende a ficar em repouso, a seguir, um giff explicando que quando o corpo está em movimento tende a ficar em movimento.


Fontes: exatas.net/dinamica_leisdenewton

Nenhum comentário:

Postar um comentário