sexta-feira, 20 de novembro de 2009

GRUPO 6: GALILEU E O TELESCÓPIO REFRATOR.


Daniella, Francine, Gabriela, Júlia, Sue Ellen.


GRUPO 6: GALILEU E O TELESCÓPIO REFRATOR.

Descrição do Telescópio aprimorado por Galileu.
Principais Descobertas realizadas com ele.
A teoria do Heliocentrismo e a condenação de Galileu pela igreja católica.

http://4.bp.blogspot.com/_mmP80g0QO-U/SpRFH5oKRPI/AAAAAAAAFOs/zreSVb77xiY/s1600-h/472px-Galileo_Galilei_3.jpg

O telescópio refrator trabalha com a refração, a luz passa através de uma lente para formar a imagem. Este instrumento possui uma lente objetiva que capta a luz dos objetos e forma a imagem no foco. Logo atrás temos uma segunda lente chamada de ocular. A ocular funciona como uma lupa, aumentando a imagem formada pela objetiva.


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/lunetas-e-telescopios/imagens/lunetas-e-telescopios-12.gif

O telescópio refrator, também conhecido como luneta, foi aperfeiçoado pelo astrônomo e físico Galileu Galilei no ano de 1610. O telescópio utilizado por Galileu era um instrumento de pequenas dimensões e constituído por uma objetiva cromática (objetiva formada por uma única lente convergente). Este tipo de objetiva apresenta um grave problema: a aberração cromática, isto é, as diferentes cores que formam a luz branca são decompostas, fazendo com que os diferentes componentes cromáticos interceptem o eixo óptico da objetiva em pontos diferentes. Assim um observador que utiliza este tipo de instrumento percebe algumas manchas coloridas em volta dos astros.



http://aia2009.wordpress.com/2009/08/25/400-anos-do-telescopio-de-galileu/
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-9svAnFWZSuHpiy39kC2oGO2LUoFbNtlfTRZXvVX0zIg88JtpBLE0qvzcdfPinnP5rkPkmbzZP0RjGKoewRolBvO1noKJ_DA9Ihl20VFQ0Vmx_kbo6w3NXROzCiLOwsrdoOtU6N-XXGA/s400/Telesc%C3%B3pio.jpg


Para diminuir um pouco os efeitos da aberração cromática os construtores de telescópios começaram a produzir objetivos com distâncias focais extremamente grandes, pois à medida que aumentamos a distância focal, as diferentes cores que compõem a luz branca encontram o eixo óptico em pontos mais próximos. Os telescópios refratores só começaram a atingir as dimensões atuais com a invenção da objetiva acromática. Esse tipo de objetiva foi proposta em 1733 por Chester More Hall e a primeira objetiva desse tipo foi feita por John Dollond em 1759.


http://www.novacon.com.br/base2_arquivos/image016.jpg

Apesar de todos esses problemas Galileu realizou várias descobertas importantes tais como: crateras e montanhas na Lua, as manchas solares, os quatro principais satélites de Júpiter, as fases de Vênus e a constituição estelar da Via Láctea. Algumas de suas descobertas foram publicadas no "Sidereus Nuncius".




Essas descobertas contribuíram para o começo da defesa da teoria do heliocentrismo, teoria na qual o Sol é o centro do Universo onde todos os planetas, incluindo a Terra, giram ao seu redor. O astrônomo Aristarco de Samos foi quem apresentou esta teoria pela primeira vez, antes de Cristo no século III.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/galileu-galilei/imagens/galileu-galilei-10.jpg

Teoria também defendida por Nicolau Copérnico, porém foi Galileu Galilei, o qual desenvolveu e proporcionou as bases científicas para a teoria do Heliocentrismo. Galileu conseguiu provar essa teoria por causa de suas observações feitas com o uso do telescópio.

Nos séculos XVI e XVII, na época do Renascimento Cultural e Científico, a Igreja Católica defendia a teoria do Geocentrismo, na qual a Terra é o centro do Universo. Galileu por defender a teoria do Heliocentrismo, foi condenado pelo Santo Ofício. Quase ao ponto de ser queimado na fogueira da Inquisição, Galileu negou essa teoria diante do tribunal, para assim se livrar da morte. Porém, ainda assim, continuou tanto pesquisando como acreditando nesta teoria.



Um comentário: