sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Princípio da Ação e Reação (3ª Lei de Newton)

Princípio da Ação e Reação (3ª Lei de Newton)

Para toda ação há uma reação da mesma intencidade, mesma direção, porém sentidos opostos obs.: Não se anulam pois estão aplicadas em corpos diferentes.


Aplicações:


> O movimento de uma nave espacial ou de um avião a jato é conseqüência da força de reação dos gases por ele expelido. Experimente encher um balão segurando-o apenas com dois dedos e em seguida libere-o abrindo os dedos. Esse é o princípio fundamental de funcionamento dos foguetes - uma aplicação do princípio da ação e reação, veja o giff abaixo.

>
Ao correr sobre a canoa, o canoeiro aplica sobre ela uma força F, esta por sua vez, reage aplicando no canoeiro uma força -F. As forças F e -F formam um par ação-reação. Ao saltar a força aplicada pelo canoeiro cresce, mas a força aplicada pela canoa também aumenta, de modo que ação e a reação são sempre iguais em módulo. Se o canoeiro usasse os remos, eles aplicariam uma força na água empurrando-a para trás, a água reagiria com uma força de mesmo módulo e direção empurrando os remos para frente, veja o giff abaixo .

>
Na animação abaixo, o canhão aplica uma força de ação no projétil lançando-o para frente, este por sua vez reage com uma força de mesmo módulo e mesma direção, mas sentido contrário, o que provoca um recuo no canhão.

























Fonte:exatas.net/dinamica_leisdenewton

Nenhum comentário:

Postar um comentário