sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pascal e a Máquina Hidráulica

Grande parte das pessoas não sabe como funcionam elevadores, macacos, volantes hidráulicos e compressores. O segredo disso tudo é a prensa hidráulica, que foi descoberta por Blaine Pascal. Ele foi um filósofo, matemático francês e claro um físico. A prensa hidráulica é um equipamento multiplicador de forças, que vem do Princípio de Pascal:

“Qualquer acréscimo de pressão exercido num ponto fluido (gás ou líquido) em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos desse fluído e ás paredes do recipiente que o contém”


Desde os cortadores de lenha, até as enormes máquinas que você vê em canteiros de obras, as máquinas hidráulicas estão presentes, e estas, têm uma força e agilidades impressionantes. Convivemos diariamente com este princípio, mesmo que não o notamos. Em onde quer que você vá, onde está ocorrendo uma construção, você vê maquinas operadas hidraulicamente , como por exemplo escavadeiras mecânicas, retroescavadeiras, carregadeiras, empilhadeiras e guindastes. No avião, os sistemas de controle também são acionados hidraulicamente.

Nós não percebemos, mas encontramos a hidráulica nas oficinas mecânicas, quando os carros são erguidos para que os mecânicos possam trabalhar de baixo dele e muitos elevadores são operados hidraulicamente usando a mesma técnica. Até os carros usam a hidráulica quando freiam.





O maior benefício tecnológico decorrente do principio de Pascal foi a construção da prensa hidráulica, que como já foi dito é um dispositivo multiplicador de forças. Seu principio de funcionamento é aplicado em inúmeros instrumentos, cuja finalidade é a aplicação de forças de grande intensidade para a realização de algum tipo de trabalho. E a prensa hidráulica contêm uma fórmula que é:





Como um exemplo comum, podemos citar o elevador hidráulico:
Os elevadores hidráulicos fazem parte de nosso cotidiano e estão presentes, por exemplo, nos postos de combustíveis e na cadeira do dentista. O funcionamento desses equipamentos acontece de maneira bem simples.
O elevador hidráulico é formado por dois comunicantes, um mais fino, ambos cheios de óleo. Através de um pistão hidráulico que pode estar em baixo, ao fundo ou ao lado da cabine do elevador. Sendo a base do pistão alimentada por óleo hidráulico. Como uma seringa que se enche de água movimentando o êmbolo para fora. O pistão é abastecido por uma mangueira hidráulica de borracha. O Pistão é preso na armação de aço que sustenta a cabina.

Alunas: Sara, Laryssa, Jennifer, Laura e Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário